ORIENTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACOLHIMENTO NA
COMUNIDADE TERAPÊUTICA SÃO MIGUEL ARCANJO
Segue abaixo orientações para o processo de acolhimento:
Segue abaixo orientações para o processo de acolhimento:
O QUE É UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA?
“As unidades terapêuticas não são estabelecimentos de saúde, mas de interesse e apoio das políticas públicas de cuidado, atenção, tratamento, proteção, promoção e reinserção social”.
Resolução CONAD 01/2015
“...instituições que prestem serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas (SPA), em regime de residência.”
RDC 29/2011 ANVISA Art.1º
Lembramos que o acolhimento em uma Comunidade Terapêutica é VOLUNTÁRIO, ou seja, a pessoa na sua liberdade de escolha faz a opção pelo acolhimento nessa modalidade de tratamento. Preenchendo os requisitos para tal, faz-se o ingresso no mesmo.
- 1. PRIMEIRO CONTATO É feita diretamente pelos familiares, pelo dependente, Grupos de Auto Ajuda no escritório da comunidade, ou através de contatos telefônicos e e-mails, onde são fornecidas todas as orientações necessárias para realização do tratamento. Nesse momento é marcado o momento da acolhida.
- 2. ACOLHIDA É feita diretamente pelos familiares, pelo dependente, Grupos de Auto Ajuda no escritório da comunidade, ou através de contatos telefônicos e e-mails, onde são fornecidas todas as orientações necessárias para realização do tratamento. Nesse momento é marcado o momento da acolhida.
A acolhida será realizada no escritório da CT ou na sede da mesma, de acordo com o combinado previamente no contato telefônico, ou pelo outros meios citados acima.
- 2.1. No 1º Momento o dependente que deseja o acolhimento passará por uma entrevista com um técnico de referência da CT, ao qual será verificada a real necessidade do acolhimento. Nesse momento deverão ser apresentados os encaminhamentos do Clinico e do Psiquiatra.
- 2.2. No 2º Momento será passado o programa terapêutico para ambos, assim como as informações sobre o atendimento na CT, as indicações das fases do tratamento, os horários das atividades os aspectos referentes à espiritualidade, o regimento interno da CT.
