A COMUNIDADE TERAPÊUTICA SÃO MIGUEL ARCANJO
iniciou em 2013, época em que o casal João Pinto de Castro e Maria Aparecida de Fátima Pinto, resolveu ajudar o seu filho, Paulo Henrique Pinto de Castro, a realizar o seu grande sonho: Fundar uma comunidade terapêutica. Paulo Henrique também havia tido problemas com a dependência química, se internou em 2010, na Comunidade Terapêutica São Francisco de Assis, assim seus pais também tiveram o primeiro contato com a doença e assim começaram a frequentar um grupo de apoio para familiares com problemas de dependência química em casa, o AMOR EXIGENTE.
Aos poucos os três passaram a contar com outros colaboradores na cidade de Itaúna / MG. Dia 21 de fevereiro de 2013, em reunião solene no teatro municipal de Itaúna, com a presença de autoridades municipais e muitos simpatizantes pela causa, foi fundada a Associação de Recuperação Para Dependentes Químicos São Miguel Arcanjo – Comunidade Terapêutica São Miguel Arcanjo. No ato de fundação, João, Cida e Paulo absteram-se de participar da diretoria que regeria a Associação, optaram por apenas trabalharem pela obra, sem os compromissos pertinentes à diretoria, mas mais tarde foram conduzidos até o posto da administração da associação ocupando os cargos de presidente (Cida) e 1º tesoureiro (João). Em 12 de março do mesmo ano se iniciaram as atividades na CT, com sede em Itatiaiuçu / MG. .
Ainda em 2013, João e Cida foram conduzidos para ocuparem lugar na diretoria da entidade. Devido a renuncia da atual presidente, convocou-se uma assembleia geral extraordinária para eleição de uma nova diretoria, onde João e Cida tomam as rédeas da administração da CTSMA, por aprovação e aclamação unanime dos presentes em assembleia. Paulo continua no cargo de coordenador geral e assume uma maior responsabilidade diante de todo cenário que se armara.
Com a nova diretoria e uma gestão mais afinca de Paulo Henrique, a CTSMA foi ganhando respeito e espaço nos cenários das politicas sobre drogas.
Após o termino do mandato “tampão” assumido pela diretoria, a mesma foi reeleita em assembleia geral para esse fim, com um mandato até março de 2017.
Atualmente a Comunidade mantém sua Unidade Terapêutica num sítio de propriedade de João Pinto e Cida, situado na zona rural de Itatiaiuçu – MG. Possui alvará sanitário, alvará do corpo de bombeiros, alvará de funcionamento da Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu. Além dos alvarás necessários para o funcionamento, a CTSMA possui: Titulo de Utilidade Publica Municipal e Estadual, Registro no CONEAD (Conselho Estadual de Politicas Sobre Drogas), filiação na FNCTC (Federação Nacional de Comunidades Terapêuticas Católicas), registro no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social).
Atualmente a CTSMA possui parceria firmada com o poder publico Municipal, Estadual e Federal.
A capacidade de atendimento é de 32 acolhidos no momento. Hoje a comunidade é vista como modelo pela VISA Municipal (Vigilância Sanitária Municipal).