Palestra com a Com. Mães e Filhos
28 de outubro de 2024Graduações de Acolhidos
13 de novembro de 2024
As atividades foram realizadas pelo GRUPO SISTEMA CARDIOVADCULAR. Através de Acadêmicos do 3 ano de Enfermagem da Universidade de Itaúna.
O objetivo desse projeto foi contribuir para a redução dos fatores de risco cardiovascular, contribuindo na prevenção e educação em saúde.
Educação em Saúde:
Realização de rodas de conversa com temas voltados à prevenção de doenças cardiovasculares, focando nos fatores de risco modificáveis e nos impactos do estilo de vida.
Foram distribuídos materiais informativos e utilizados recursos visuais.
Objetivo :
Contribuir para a redução dos fatores de risco cardiovascular em indivíduos residentes de uma comunidade terapêutica por meio de ações de promoção à saúde, prevenção e educação em saúde.
Objetivos Específicos:
1. Sensibilizar os participantes sobre os fatores de risco e a prevenção das doenças cardiovasculares.
2. Identificar e monitorar fatores de risco como hipertensão, obesidade, tabagismo e sedentarismo.
3. Realizar ações educativas para fomentar hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e controle do estresse.
4. Capacitar os residentes sobre o autocuidado e a importância da adesão às recomendações médicas.
Metodologia :
Foi realizado palestra e rodas de conversa com temas voltados à prevenção de doenças cardiovasculares, focando nos fatores de risco modificáveis e nos impactos do estilo de vida. Serão distribuídos materiais informativos e utilizados recursos visuais para facilitar a compreensão.
Durante a abordagem foi gerado algumas dúvidas de Primeiros Socorros, e mesmo não estando no cronograma da apresentação realizado orientações e ensinado técnicas de Desmaio, Convulsões, Manobra de Heimlich
Resultados:
Espera-se uma melhoria nos índices de saúde cardiovascular dos participantes, incluindo a redução da pressão arterial e do IMC, o abandono de hábitos nocivos e a maior conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde. Além disso, os residentes estão mais capacitados para adotar práticas de autocuidado e prevenção, e a atuar caso de alguma emergência.
ALGUMAS FOTOS