No dia 12 de março de 2023, aconteceu a Reunião Ordinária para Eleição e posse da Nova Diretoria da Associação de Recuperação para Dependentes Químicos São Miguel Arcanjo. Biênio 12.03.2023 a 12.03.2025.
Foi apresentada a Assembleia à chapa única, cadastrada segundo o edital “ANJOS DA MISERICÓRDIA”. A CHAPA FOI ELEITA POR UNANIMIDADE, ficando composta a Diretoria e o Conselho Fiscal da entidade:
Presidente – Nicelma Rodrigues Alves
Vice Presidente – Sidnei de Oliveira Guimarães
1º Secretário - Sandra Maria Ferreira
2º Secretário – Sabrina Corrêa Gonçalves
1º Tesoureiro – Marlene Batista dos Santos
2º Tesoureiro- Luiz Cláudio Fraga
Conselho Fiscal
Presidente – Geraldo Silva dos Santos
Vice Presidente – Camilo José Cardoso
Conselheiro – Thiago Andrade Amaral
1º Conselheiro Suplente - João Pinto de Castro
2º Conselheiro Suplente – Maria Aparecida de Fátima Pinto
3º Conselheiro Suplente – Gilda Maria da Silva
No mesmo ato foi escolhido o Coordenador Geral, César Alves Altivo.
DA NOVA DIRETORIA
A nova Diretoria através de seus profissionais e voluntários atuantes na equipe “ANJOS DA MISERICORDIA”, vai além de um simples serviço. Todos os envolvidos exercem suas funções com excelência, manifestando suas vocações no trabalho voltado para o público - dependentes químicos e seus familiares.
Com a visão de tratar os acolhidos que sofrem de dependência química por meio de um programa especializado e humanizado, que envolva não somente o processo de desintoxicação do acolhido mas a atividade de reestruturação mental, emocional e física.
Através do tratamento alcançar os maiores índices de sucesso na recuperação.
Conseguir de forma consciente a reintegração do acolhido junto ao convívio social e familiar.
Criar hábitos saudáveis, com valorização da autoestima.
A orientação espiritual e as atividades diárias que iniciam logo pela manhã e são desenvolvidas ao longo do dia buscam a integração e valorização do acolhido.
Objetivos dos profissionais
A equipe de profissionais que avalia e compreende o dependente químico em seus diferentes aspectos, criam condições físicas e psicológicas apropriadas para a reintegração social do acolhido.
O acolhimento visa constituir a conduta social, buscando desta forma descobrimento de habilidades profissionais.
O empenho e comprometimento dos profissionais atuantes no tratamento da dependência química de cada acolhido estabelece e proporciona um ambiente afável e seguro na Comunidade, fortalecendo o vínculo terapêutico, visando que o acolhido aprenda a se expressar adequadamente, preparando-o para lidar melhor a ansiedade, os conflitos e frustações no dia a dia.
COORDENADOR GERAL
Coordenador Geral trabalha a terapêutica, com orientações, aulas, monitoria, palestras e aconselhamentos, Executa programas de redução de danos causados pelo uso ou abuso de drogas. Mantém a interação com os familiares e ressocialização do acolhido.
Em nossa equipe temos o Coordenador Geral, que é um profissional com grande experiência na área de Dependência Química. Já tendo atuado em outras Entidades voltadas ao tratamento e recuperação de dependentes químicos. Fez vários cursos de atualizações e conhecimentos na área. Traz em seu histórico profissional informação aprofundada em Coordenação em Comunidades Terapêuticas.
MONITORES
Os Monitores trabalham para ajudar os acolhidos no tratamento da dependência, todos os dias, de forma a aconselhar, acompanhar e orientar no processo de desintoxicação. São profissionais qualificados dentro da área de dependência química.
Sendo este o profissional que possui conhecimento do quadro do paciente e o acompanha e reinsere em situações sociais.
Médico Psiquiátrico
A Comunidade São Miguel Arcanjo conta com um médico com formação em Psiquiatria Clinica e Psicoterapias e com vasta experiência profissional.
Sendo implantador em Itaúna em 1987 do Hospital Dia.
Foi presidente do Hospital Galba Velloso – Instituto Raul Soares em 1978
Médico Chefe – APAC Itaúna – 1985 – 1987 e dentre outros cargos de grande relevância.
Assessoria Jurídica
A nossa Instituição conta com os serviços de assistência Jurídica na sede, onde são beneficiários/acolhidos, que se encontram em tratamento de dependência química.
As demandas dos acolhidos ao qual apresentarem necessidades de assessoria jurídica, assim como toda às demandas jurídicas da Instituição.
O profissional tem vasta experiência profissional, atuando há mais de 20 anos no mercado.
PSICOLOGA
O acompanhamento psicológico é importante durante qualquer tipo de tratamento para a dependência química. Além de ajudar a manter a estabilidade emocional do paciente, a psicoterapia proporciona orientações que ajudam o paciente a evitar comportamentos e situações de risco.
O papel deste profissional é apoiar na reinserção social do dependente químico, ajudando-o a compreender os fatores que levam ao consumo de drogas e bebidas alcoólicas. Através de sessões, o psicólogo irá reconhecer o que cada sintoma representa.
O profissional que atua em nossa equipe, tem experiência profissional deste 2014 como psicóloga.